Últimas Notícias
Capa / Artigos / Atividade física contra o Câncer
Atividade física contra o Câncer

Atividade física contra o Câncer

Muitos estudos mostram que o exercício regular reduz o risco de câncer. Da mesma forma, aqueles que venceram a doença são menos propensos a vê-la voltar se eles se envolverem em atividades físicas.

Uma interessante pesquisa da equipe liderada pela Dra Pernille Hojman, na Dinamarca, relatou que a resposta do metabolismo celular, após o exercício, pode ser a chave para esse mistério.

Eles realizaram alguns estudos em modelo animal (roedores) e perceberam que a atividade física nos animais aumentava a adrenalina, que por sua vez melhorava a resposta do sistema imunológico contra o câncer.

Observaram que nos ratos que foram submetidos a exercícios regulares houve uma diminuição importante da proliferação de células de melanoma (61%), fato que também ocorreu com os tumores de pulmão.

Para tentar entender por que o exercício causava esse benefício, Dra Hojman e sua equipe descobriram que aqueles de camundongos “exercitados” continham mais células imunes do que os animais “sedentários”.

Em experimentos posteriores eles descobriram que a adrenalina estimulava as células imunes, entre elas a do tipo natural killer, que eram responsáveis diretas no combate ao crescimento tumoral e consequentemente por esse enorme benefício da atividade física.

Essa animadora pesquisa é mais uma evidência que se acumula em favor da vida saudável, e mostra que estamos no caminho certo ao estimular prática de exercício para todos.

Eis mais uma importante descoberta, que vale a pena seguir.

Você já fez sua caminhada de hoje?

Veja mais nesse interessante artigo da Economist: http://www.economist.com/news/science-and-technology/21693419-active-life-protects-against-cancer-researchers-now-understand-why-run-day

 

1071 Visualizações 2 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*