Últimas Notícias
Capa / Curtas / Estratégia de Saúde da Família no Brasil
Estratégia de Saúde da Família no Brasil

Estratégia de Saúde da Família no Brasil

Em recente artigo da revista The New England Journal of Medicine foi discutida a Estratégia de Saúde da Família no Brasil. Desde seus primórdios na década de 1990 como um programa especifico de cuidados maternos e infantis com importante participação de agentes comunitários (membros da comunidade com treinamento para detectar situações de risco em saúde, bem como promovê-la). Houve expansão maciça do programa e hoje o núcleo das equipes conta com médico, enfermeira e agentes comunitários, que são responsáveis por uma região específica. São mais de 39.000 equipes pelo Brasil com 30.000 dentistas e 265.000 agentes comunitários, que têm destaque pela sua proximidade com as famílias. Alguns trabalhos mostram que o programa aumenta a satisfação do usuário, melhora o acesso e qualidade à saúde. Além disso dados concretos como redução da mortalidade infantil predominantemente devido à diminuição de diarreia e infecções respiratórias e em adultos redução de complicações de doenças crônicas. O programa, apesar dos bons resultados, apresenta dificuldades como incorporação de tecnologia, integração com serviços ambulatoriais e hospitalares, que serão os desafios para os próximos anos.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra 

 

Esse artigo é importante pois mostra o reconhecimento internacional das qualidades de um programa de Saúde Pública aplicado à realidade brasileira.
O SUS apresenta muitas falhas e encontra-se em constante evolução. Hoje o desafio encontra-se na integração e incorporação da iniciativa privada no processo. O que poderia diminuir custos para incorporacao de tecnologia e e maximizar a eficiência de todo o sistema.

625 Visualizações 1 Visualizações Hoje

Um comentário

  1. Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*