Últimas Notícias
Capa / Artigos / Jogo faz pacientes superarem dor pós tratamento oncológico
Jogo faz pacientes superarem dor pós tratamento oncológico

Jogo faz pacientes superarem dor pós tratamento oncológico

A neuropatia periférica crônica pós quimioterapia é causada por uma injúria aos nervos que controlam a sensibilidade e movimentação de braços e pernas.
Os sintomas incluem dor, formigamento e perda de sensibilidade.

Em um estudo realizado pela dra Sarah Prinsloo, professora de Medicina Integrativa e Reabilitação, foram identificados locais de atividade cerebral que contribuem para dor crônica.
Posteriormente a equipe da dra Sarah utilizou essas áreas como alvos de estímulo por neurofeedback, ensinando assim aos pacientes os diferentes sinais de dor.

No estudo, realizado no MD Anderson, 71 pacientes foram submetidos a um estudo em que um grupo jogava um jogo de computador por 20 vezes, na intenção de modificar a atividade cerebral naquelas áreas responsáveis pela dor.
Com o tempo os participantes eram incentivados a mudar as ondas cerebrais sem o uso do jogo.

Ao final do estudo o grupo de neurofeedback teve significantiva redução na percepção dos sintomas de dor, formigamento e sensibilidade.

É a tecnologia ajudando os pacientes com câncer a superar efeitos colaterais do tratamento.

Muito bom, né?

Leia o resumo completo do artigo (em inglês):

Sarah Prinsloo, Diane Novy, Larry Driver, Randall Lyle, Lois Ramondetta, Cathy Eng, Jennifer McQuade, Gabriel Lopez, Lorenzo Cohen. Randomized controlled trial of neurofeedback on chemotherapy-induced peripheral neuropathy: A pilot study. Cancer, 2017; DOI: 10.1002/cncr.30649

160 Visualizações 1 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*