Últimas Notícias
Capa / Artigos / Mucosite e a otimização de recursos no tratamento oncológico
Mucosite e a otimização de recursos no tratamento oncológico

Mucosite e a otimização de recursos no tratamento oncológico

artigo2Segundo o INCA, no ano de 2015, o número de casos novos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil devem superar a marca de 19 mil. O tratamento para este tipo de câncer, como alguns tipos de quimioterapia podem causar alterações importantes na mucosa oral do paciente, levando a dor e infecções durante o tratamento.
A mucosite é frequentemente relacionada à complicações como emagrecimento considerável (maior que 10% do peso) devido a dor, necessitando a utilização de sonda naso-enteral ou até mesmo internação hospitalar.
Em estudo recente da Associação Multinacional de Cuidados em Câncer (MASCC) foi realizado compilação dos trabalhos relacionados a prevenção e tratamento dessa entidade. A utilização de laser na mucosa oral dos pacientes, ou laserterapia, foi observada como a ferramenta mais importante para diminuição dos efeitos da radioterapia e quimioterapia na região.
A utilização do laser é indolor e ajuda a promover a cicatrização e alívio da dor.
A laserterapia, está disponível no Brasil há vários anos e é de fácil transporte seja em âmbito ambulatorial ou hospitalar, o que tornaria a prevenção da mucosite uma importante estratégia para impedir complicações futuras e aumento de gastos para o sistema de saúde, seja público ou privado.
Apesar do Brasil ter o maior programa público de medicina bucal do mundo, e a União ser o maior empregador dos dentistas formados no país, não existem políticas públicas para a prevenção de mucosite devido ao tratamento oncológico.
É fato que o programa de medicina bucal concentra-se na rede básica, mas faltam equipes especializadas em hospitais de grande porte e com atendimento para pacientes com câncer. A medida diminuiria consideravelmente uso de medicações analgésicas e número de internações, além de torná-las mais breves. A melhor maneira de diminuir gastos em medicina moderna, é utilizar recursos de maneira otimizada e colocar técnicas reconhecidamente benéficas nos lugares certos para as pessoas certas.

623 Visualizações 1 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*