Últimas Notícias
Capa / Artigos / O 7 a 1 da saúde
O 7 a 1 da saúde

O 7 a 1 da saúde

Atualmente o gasto para distribuir medicamentos do SUS em São Paulo é de 500 milhões por ano.
Isso representa mais ou menos 7 % dos recursos destinados à saúde no município.
A logística é tão cara, que representa mais da metade com os gastos com medicamentos, que custam 480 milhões.

Dinheiro que poderia ser usado para demandas como modernização de pronto socorros, aumento de cobertura de equipes de saúde da família ou mesmo aquisição de mais medicamentos.

E se…

Ao invés de gastar com distribuição, a prefeitura utilizasse o serviço das farmácias privadas, que são muito mais numerosas e mais próximas às pessoas, e desse um vale para os que pacientes escolhessem onde pegar sua medicação?

Pois é, isto está começando acontecer.

O secretário de saúde Wilson Pollara explicou ao jornal Estado de São Paulo, como será a distribuição medicamentos do SUS pela rede privada.

O usuário poderá escolher algumas farmácias e realizará um cadastro, via Unidades Básicas de saúde (UBS), para retirar seus remédios.

O programa valerá também para medicações prescritas por médicos não vinculados ao SUS, o que é um grande avanço.

Hoje entre pequenas e grandes redes de farmácias, temos aproximadamente 3500 estabelecimentos privados em São Paulo, enquanto isso, somente 458 pontos de entrega vinculados à prefeitura dentro das UBSs e AMAs.

A proporção é de 7 para 1, no número de farmácias privadas em relação às vinculadas ao serviço público.

As receitas que atualmente são dispensadas na UBS, e os medicamentos que volta e meia faltam em suas prateleiras, estarão disponíveis em outros locais, mais próximos das pessoas.

Os estabelecimentos particulares onde a população não for bem atendida acabarão perdendo espaço para outros mais eficientes.

As pessoas terão poder escolha, o que melhorará o serviço e poderá criar mais postos de trabalho de acordo com a necessidade da população.

E pensar que na Alemanha, toda a saúde tem sido prestada assim há anos.

Quem dera o 7 a 1 fosse só no futebol…

 

Veja a notícia em: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,doria-anuncia-doacao-de-remedios-por-empresas-privadas-a-prefeitura,70001658273

154 Visualizações 1 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*