Últimas Notícias
Capa / Artigos / Seria o Ministro da Saúde o Alienista?
Seria o Ministro da Saúde o Alienista?

Seria o Ministro da Saúde o Alienista?

No conto de Machado de Assis, O Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico que resolve investigar a falta de sanidade humana. Com o tempo, ele passou a internar pessoas sem motivos, o que gerou uma rebelião da comunidade. Durante seus devaneios acreditou que era a única pessoa perfeita e ao final do conto Simão decide se internar sozinho, em seu próprio sanatório, para o resto da vida.

Hoje, o chamado de Ministro sincero, encontra-se exatamente na posição de Simão Bacamarte. Além de frases infelizes como aquela em que torcia para pré-adolescentes pegassem zika, também é repreendido por frases mais coerentes mas não menos audaciosas. Em sua última entrevista decretou: “Estamos perdendo a guerra contra o mosquito”. Frase verdadeira, e que evidencia alguns aspectos peculiares:

1) Fato é que deve mesmo estar no plural. Além da reponsabilidade de Estados e Municipios, muito pouco é de sua própria responsabilidade como ministro, pois assumiu em uma época em que medidas já deveriam ter sido tomadas para contenção do mosquito. Abro parênteses para lembrar que a indicação do Ministro Marcelo Castro foi inequivocamente política, na tentativa de agradar a ala peemedebista mais próxima à situação. Castro nunca foi bem visto aos olhos do governo petista.

2) A centralização do Planalto sobre as pastas ministeriais é absurdamente irresponsável. A presidente, que confia em muito poucos, não sabe delegar funções sem atropelos e ingerências, e quando delega não encontra ressonância nem em sua própria base.

3) Órgãos que criticaram a frase de nosso peculiar Ministro, como a Organização Mundial de Saúde, estão tão fora da realidade da saúde brasileira, com sua rede interminável de atores, que não sei nem se vale a pena explicar…

O que vale a pena é repensar nosso papel como atores de nossa própria história, na luta para quem sabe, ter uma saúde básica mínima. E lutar para que em momentos vindouros, menos atores, sejam responsáveis por nosso destino.

Foto:  Brasília – Ministro da Saúde, Marcelo Castro, anuncia ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em coletiva no Palácio do Planalto (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

278 Visualizações 2 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*