Últimas Notícias
Capa / Geral / Veja: o Brasil está prestes a viver uma epidemia de Chikungunya
Veja:  o Brasil está prestes a viver uma epidemia de Chikungunya

Veja: o Brasil está prestes a viver uma epidemia de Chikungunya

O Brasil ainda vai ter essa e muitas outras epidemias.

Se existe algo que deveria funcionar exemplarmente como rede de proteção social em saúde são as políticas públicas de prevenção de doenças infecciosas e infecto-contagiosas.

Em algumas situações é necessária uma ação coletiva no sentido de proteger os indivíduos da comunidade de agravos à saúde, pois tais enfermidades ocorreriam inevitavelmente com boa parcela da população caso não houvesse nenhuma medida preventiva.

Na prática: Não existe maneira de nos protegermos integralmente de doenças transmitidas pelo aedes aegypt (dengue, zika e chikungunya) quando o vizinho tem ao lado um criadouro do mosquito.

Esse é um bom exemplo de como a educação em saúde, o princípio colaborativo e a ação coletiva coordenada podem ser necessários na sustentabilidade de nossas relações com o meio que nos cerca.

Por mais individuais que elas possam parecer.

Veja reportagem da Veja:  http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/atencao-o-brasil-esta-prestes-a-viver-uma-epidemia-de-chikungunya/

407 Visualizações 2 Visualizações Hoje

3 comentários

  1. Nao ocorre a ninguem, entre os mestres, comunicadores e influencers que nos ensinam diariamente o que devemos pensar sobre os fatos politicos, que um fruto que esta amadurecendo ha trinta anos nao pode resultar em nada que preste. Como poderia, depois de tanto tempo? A cada eleicao, ao contrario da lenda, os eleitos ficam piores. Esse Congresso que esta ai, no qual quase metade dos deputados e senadores tem algum tipo de problema com a Justica, e o resultado das ultimas eleicoes nacionais. De onde saiu a ideia de que as coisas vao melhorando a medida que as eleicoes se sucedem? Do Poder Executivo, entao, e melhor nao falar nada. Da ultima vez que o povo soberano foi votar, em 2014, elegeu ninguem menos que Dilma Rousseff e Michel Temer, de uma vez so, para a Presidencia da Republica. Esta na cara, para quem nao quer complicar as coisas, que o “povo” nao aprendeu nada dos anos 80 para ca. Esta na cara que o povo, ao contrario da fantasia intelectual, nao apenas erra na hora de escolher; erra cada vez para pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*